Princess Tutu: Você é Dono da Sua História?

Princess.Tutu.full.887519Um clássico. Realmente difícil de achar, e depois que pesquisei e li na Wikipedia “mahou shoujo” desanimei. Mas como a sábia @lobo_paranoico disse: Todo mundo assiste Madoka mesmo assim. E parece com Utena. Foi ela falar isso pra eu ir baixar.

Princess Tutu, pra explicar de uma forma beeeeem resumida, conta a história de Ahiru, literalmente, pato/a. Ahiru é uma pata que um dia vê um garoto dançando e fica maravilhada com a dança, mas incomodada demais com o olhar vago, vazio, do dançarino. Decide então que queria poder levar emoção para aqueles olhos, queria ver o garoto feliz. Assim é tornada em humana por um velhote esquisito, com a condição de estar sempre com um pingente e nunca se declarar para o garoto, ou desapareceria. Logo ela vai para a escola de balé frequentada pelo Príncipe Mytho e passa a resgatar suas emoções perdidas pela cidade na forma de Princesa Tutu.

Princess.Tutu.full.1380323

Eu sei, eu sei. WTF. É um conto de fadas, um simples conto de fadas. Cada episódio tem uma pequena história narrada que refere-se ao acontecimento do episódio, como o Teatro Kashira, de Utena. A primeira temporada do animê é um pouco sofrível, com a animação antiga e as sessões de auto ajuda com dança da Ahiru e todos aqueles personagens clichês (além do terrível Milton – porque toda vez que eles gritavam Mytho era isso que eu ouvia). Mas a segunda é cheia de plot twists, os personagens em geral são melhores explorados, tendo suas questões e histórias pessoais reveladas aos poucos e personalidades desflorando. Uma grande questão metalinguística se abre no enredo, pois são todos personagens de uma história que criaram vida após a morte do autor, e o que você pode refletir a partir daí é uma gama bem grande de possibilidades se você curtir o gênero. Especulações são bem vindas.

Princess.Tutu.(character).full.32629Os recursos de humor são bem utilizados, de uma forma que me agradou bastante, temos a presença de alguns personagens humanos em forma de animais e esquetes eventuais envolvendo os personagens secundários e sua relação com a protagonista. Além disso temos a maravilhosa trilha sonora (pra quem gosta é claro) composta de peças clássicas para dança.

Quanto aos personagens principais…

Ahiru é a típica protagonista atrapalhada, bem intencionada e persistente. Tem um nível de altruísmo extremamente clichê, mas vale as cenas de comédia e não chega a irritar.

Mytho sim, irrita como todo personagem blasé do tipo nem ligo pra ti. Mas o que foi bem explorado é que ele não é indiferente de forma seletiva, e sim 24h por dia. Embora a devolução de seus sentimentos tenha tido alguns aspectos forçados, no geral ficou bem representado.

Princess.Tutu.full.32633Fakir é o semi vilão, aquele anti herói mal encarado que não se explica direito, só fica tentando impedir o contato do príncipe com os próprios sentimentos. Rolava um bl forte entre aqueles dois, na minha cabeça XD Mas no fim das contas ele sai do lugar comum e se torna um ótimo personagem. Dizer como, infelizmente, seria um enorme spoiler.

Rue é para mim a melhor de todos. Seu papel é de uma antagonista, não de uma vilã. A garota delicada, quase perfeita, com uma personalidade forte, que é apaixonada por Mytho e fica mais e mais no caminho de Ahiru, com um destino praticamente selado contra sua vontade, que é apenas uma: Ser amada.

Eu particularmente gostei muito de Princess Tutu, principalmente pelo desenvolvimento do segundo arco e o final que particularmente achei justo e adorável. SPOILERS Apesar de ser um pouco paradoxal que Fakir, enquanto personagem, tenha conseguido reescrever a história contra a vontade de Drosselmeyer, o fato de Rue e Mytho ficarem juntos (ela merecia, vai) e Ahiru passar o resto de seus dias como pata, tranquilamente (afinal, sua vontade manifestada desde o começo era apenas devolver os sentimentos ao príncipe), me agradou muito. Além dos momentos hnng quando ela dançou sua última dança humana com o Fakir e a família do Neko Sensei FIM DOS SPOILERS Mas ainda assim sei que Princess Tutu está longe de ser pra qualquer um. Não sei nem dizer pra quem exatamente é, é quase uma loteria. Embora se você gostar de dança, animações antigas, música clássica, Utena e outros animês mezzo reflexivos mezzo WTF eu possa dizer pra você pelo menos tentar.

Princess.Tutu.full.1231666Links pra baixar também são praticamente impossíveis. Tem aqui, mas uns 5 links quebrados que tive que assistir online. Mas ainda gostaria que dessem uma chance.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Princess Tutu: Você é Dono da Sua História?

  1. Saudações

    Não sei dizer se esta obra seria do meu agrado, mas quando a temática [anime antigo] aparece, me causa curiosidade extrema.

    E realmente, só encontrei este anime disponível para visualização no modo online…
    Mas buscarei vê-lo completamente, quando possível me for.

    Bom post, nobre Pandora.

    Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s