KareKano: Evoluindo

kkKareKano sempre foi um animê que me chamou a atenção, mas tenho muita preguiça de shoujo. Numa semana de carência, sentei e vi tudo de uma vez XP

KareKano conta a história de Yukino, a típica menina perfeita. Gentil, bonita, inteligente, atenciosa, uma yamato nadeshiko quase… Porém… Yukino não é essa pessoa. Isso na verdade é um truque dela pra conseguir atenção e a admiração de todos, se sentir por cima e ser sempre a melhor. Ou seja, ela é competitiva, vaidosa, orgulhosa, largada, falsa… Eu disse que ela era competitiva? Então. Seus problemas começam quando surge um novo aluno chamado Arima, em seu comportamento também perfeito, um concorrente.

His.And.Her.Circumstances.full.464569

E para seu azar, ele acaba a flagrando em seu “estado natural” num fim de semana que passa em sua casa sem avisar. Apesar de tudo, Arima é um bom rapaz, ele não conta a toda a escola nem tampouco fica horrorizado com ela. Ele só passa a chantageá-la para fazer seus trabalhos escolares, já que ele está sobrecarregado. Eles começam a conviver e naturalmente se envolvem, ela descobre as razões dele se portar desta forma, assim como ele percebe os motivos dela (parafraseando a tradução do título aqui no Brasil pela Panini). Acompanhamos então seu dia-a-dia, seu crescimento pessoal e enquanto casal, seus amigos e seus percursos, tudo medindo entre o slice of life, o drama e a comédia, que passa pelo pastelão, pelo shounen-ai, pelo shoujo-ai, pelo subentendido…

KareKano é uma delícia. Embora sua animação antiga e parada (Gainax e sua pobreza de sempre) de 1998/9 seja meio difícil para quem se adaptou as animações de hoje, a história é ótima. Para quem namora, para mim pelo menos, dá aquela nostalgia dos primeiros meses, a ânsia de saber mais sobre o outro ao mesmo tempo que teme invadir, teme ser invadido, fica se perguntando se aquela relação dará certo, se tem mesmo tanta coisa em comum, etc.

His.And.Her.Circumstances.full.297067

Os personagens são graciosos, em geral. Dos protagonistas aos secundários. E por ser um shoujo os protagonistas me surpreenderam muito. Aliás, o Arima não, garotos traumatizados as vezes tem sua vez no colo das garotas. Mas Yukino… Se você for pensar na verdade ela é praticamente uma anti-heroína! É aquele tipo de pessoa que toda garota comum odeia, quando percebe sua falsidade! Mas ela cativa. E muito.

A história não tem arcos exatamente, ela é muito fluida, dando destaque, de tempos em tempos, para histórias paralelas dos amigos dos protagonistas, de forma que ninguém fica deixado de lado, é bem empolgante.

Temos então os “principais”:

52506

Yukino, uma garota impetuosa e muito, muito vaidosa, que decide mudar de vida, ou no caso, viver de verdade, se envolver com as pessoas, ficar tranquila sem ter que manter uma postura que não é dela, se apaixonar… Sua família é uma zona mas são todos muito ligados, é bem bonito. Ela tem um lado realmente dedicado, é esforçada… Mas é meio maluca.

Arima é um garoto complexado por problemas familiares, e totalmente perfeitinho. Pra ser bem sincera, ele é cansativo e meio forçado, enquanto estrutura… Mas a forma com que conduz suas relações o torna igualmente agradável.

Asaba… Ele meio que caiu de para-quedas logo no começo… E é simplesmente adorável. Apesar de ser focado na comédia, ele é uma amigo dedicado e sensível, o tipo de pessoa que a gente sempre quer perto de nós.

Shibahime é a típica baixinha invocada, aficcionada no Arima… Mas supera tudo numa história realmente bonitinha e se torna um foco de comédia ótimo também. Traz consigo uma trupe de amigas para Yukino.

Maho é aquela menina venenosa, que teve seu cargo deposto por Yukino, aquilo, bem clichê. Mas tudo se resolve e ela se torna uma vítima da impulsividade de Yukino no dia-a-dia.

KareKano

KareKano é realmente ótimo!!! Mas tem um problema sério. Os últimos 3 episódios são muito vagos, o final é TOTALMENTE em aberto e pra piorar tudo, com um movie maker das cenas do mangá, ou seja, kanjis, ou seja, não legendaram, ou seja, não entendi nada. Vale a pena e não vale, se é que vocês me entendem. Agora vou correr atrás do mangá, que é o que me resta.

Pra quem quiser, o link para download de KareKano é esse aqui.

Anúncios

4 pensamentos sobre “KareKano: Evoluindo

  1. Assisti esse anime também e concordo, o final deixa a desejar.

    Compre o mangá porque além de ter a continuação, a história é muito boa.

  2. Não sei do anime, mas no manga eu achei o arco de desenvolvimento do trauma do Arima um pouco longo demais… Tá que ele é o protagonista, mas ver ele sendo depressivo e revoltado com o mundo por tantos capítulos não dá para aguentar, eu li esse arco sofridamente enquanto rezava para o Asaba aperecer e trazer felicidade para a minha vida.

    Mas eu gostei bastante de final, acho que valeu a pena e se o do anime foi vago, o do manga explica direitinho o que aconteceu com todo mundo, um pouco clichê, mas bem gratificante.

  3. Conheço esse anime há anos e, a despeito do final, até hoje está no meu TOP5. Sou louco pra ler o mangá e saber a continuação da história.

    Infelizmente ainda não tive a oportunidade. Muito recomendado o anime.

  4. Kare Kano é ótimo, pena que a Gainax ficou sem investimentos para produzi-lo. Por isso os últimos capítulos são vagos e nitidamente inferiores aos capítulos iniciais, Por fim, encerraram a série onde estava, do jeito que dava. Mas no manga a história foi longe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s