Zetsuen no Tempest: Mas é Lógico!

Zetsuen-No-Tempest-zetsuen-no-tempest

Zetsuen no Tempest, aquele animê que um belo dia a @beta_blood virou e disse que era a minha cara. Espero que ela não tivesse assistido até o final quando o disse.

Yoshino é um garoto relativamente normal e… Pra falar a verdade isso não importa, nunca chegamos a acompanhar a vida normal dele antes… Da irmã de seu melhor amigo aparecer morta no meio da sala (?) e este sair em busca de vingança. Para isso Mahiro conta com a ajuda de uma bruxa, Hakaze, que em troca da revelação do assassino deseja que ele a ajude a salvar o mundo, uma vez que está impedida pois foi jogada em uma ilha deserta por uma facção de seu clã que não compartilhava as mesmas decisões com ela. Ao ouvir essa história maluca e tendo em vista que todo ser vivo da cidade se tornou metal, ele decide se juntar a Mahiro e auxilia-lo e protege-lo no que puder, se envolvendo em um evento de proporções gigantescas envolvendo o enfrentamento de duas entidades, a Árvore do Gênesis e a Árvore do Exodus.

zetsuen4

Zetsuen no Tempest é um animê disperso. Há cenas de ação, lutas mesmo, com um investimento razoável do estúdio, gostosas de assistir. Há o clima de tensão que o romance secreto de Yoshino e Aika cria pois pode por em xeque sua amizade com Mahiro, a qualquer momento. Há as discussões teóricas e enfrentamentos intelectuais. E há Shakespeare.

Sinceramente? Essa miscelânea não foi bem dosada. É frustrante uma cena de ação se tornar uma discussão teórica. É frustrante as reações indiferentes dos protagonistas no geral. As piadas clichê. A solução do mistério principal sendo a mais óbvia possível. O acréscimo de personagens secundários. As citações de diálogos inteiros de Hamlet ou A Tempestade.

E tudo de forma muito corrida, os sentimentos dos personagens são o tempo todo citados, mas nada os torna concretos. O conflito mágico e a questão da possibilidade da humanidade ser dizimada fica fragmentado entre a novela mexicana do quarteto amoroso (contando a integrante morta), os conflitos políticos, o secundário poderoso e bobão, os planos racionalizados para descobrir quem é o verdadeiro inimigo.

Zetsuen no Tempest - 10 - Large 01

Eu não tinha expectativa alguma sobre o animê. Ela foi sendo construída, e isso foi muito bem executado. Eu não via a hora de saber o que eram as árvores e quem matou a Aika. Até mesmo o embate com Samon, embora meio forçado, foi empolgante. Discutir viagens no tempo é sempre empolgante.

Mas a execução não tem fôlego pra manter um foco. Prefiro pensar que tenha sido isso do que que tenham desperdiçado uma proposta boa como a de ZnT tentando caçar níqueis e atrair todo o tipo de público possível. Não é uma obra ruim, é divertido. Mas é frustrante ao mesmo tempo, pois as respostas ou não são dadas ou são tão óbvias que eu nem precisava de 24 capítulos pra pensar nisso. Histórias de mistério instigam o leitor/espectador a especular, buscar fatos, atitudes suspeitas, é estimulante, desde Holmes a Scooby Doo. Mas tem que ter um bom final, ou só resta decepção.

zetsuen no tempest_chars

Os personagens são complicados, também por essa falta de foco. Mahiro fica entre o pragmatismo e a paixão (no sentido de atitudes extremamente passionais), sua personalidade fica insustentável em certo ponto da história, em termos de convencimento. E o que é aquele ~clima~ entre ele e o Yoshino??? Até esse tipo de fanservice? (embora eu não possa reclamar, todos eles foram bem discretos, até o close na bunda da Hakaze e…)

Yoshino no começo me cativou muito, mas seus embates intelectuais somados a ímpetos heróicos cansam um pouco. Principalmente no segundo arco, quando Hakase já está envolvida e tem todo aquele sofrimento expositivo quanto a perda de Aika… Eu nunca achei que ele estivesse impassível, ele tinha um sofrimento velado muito grande, ficava sempre lembrando, olhando a foto no celular… E cada um tem um processo de luto, mas forçaram até ele cuspir um monte de sentimentos que não pareceram dele.

Hakaze… Clichê. A moça “indefesa”, embora poderosa, responsável pelas cenas de comédia e pelo drama da paixão não correspondida.

Aika… Bem, ela foi uma boa personagem, apesar do final-solução-fácil que lhe deram. Ainda assim, fiquei com a mesma impressão que tive da Reiko – carismática, quem assiste a adora. Mas na real ela é só uma menina egoísta. E muito fã de Shakespeare.

Samon é um personagem que prometeu muito, mas nem sequer deu pra considerá-lo um vilão. Todo o tempo ele se justifica, e isso acaba sendo um pouco frustrante, mais pela falta de explicação efetiva sobre as árvores do que por ele mesmo.

Zetsuen.no.Tempest.full

Zetsuen no Tempest é um bom entretenimento, mas é melhor para você não entrar no clima da história. O final te decepcionará. É um ótimo shounen, mas promete demais, abrange mais do que consegue conter. Perde inclusive o charme dos questionamentos subentendidos do poder da lógica e o significado de justiça. Quem quiser tentar, esteja avisado.

Você encontra Zetsuen no Tempest para download aqui.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Zetsuen no Tempest: Mas é Lógico!

  1. Saudações

    Analisando friamente as suas palavras, parece-me que o anime é bom, mas ao mesmo tempo “esconde o jogo” de uma forma quase viril.

    Nunca o vi. Talvez o assista algum dia.
    Mas as suas palavras aqui contidas já valem muito, nobre Pandora.

    Até mais!

  2. Hahaha, sim, na época eu não havia assistido o final ainda, mas a série é super empolgante, não é? Infelizmente a reta final decepciona pela previsibilidade. Pra falar a verdade, a previsibilidade nem é o problema, mas o anime não conseguir se reinventar a partir de então, seguindo quase no automático. O episódio do confronto da Hakaze com a Aika mesmo que já pudêssemos deduzir tudo, foi muito empolgante mesmo sabendo o que estava por trás, não dava pra prever como seria o andamento daquilo tudo, e Aiko é uma personagem demais, ainda que muito mesquinha. Mas a partir de então, toda a motivação parece ter acabado ali, aquele final em que sacam uma espada do rabo de alguém pra resolver todo o problema foi só broxante.

  3. Ola otimo post, eu gostei desse anime e ao mesmo tempo achei que deveria ter mais acao rsrsr.
    Mais ai o vc tem algum anime semelhante a este para me indicar.?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s