Jigoku Shoujo: Inocentes Invisíveis

Enma.Ai.FanartUma proposta instigante. Três temporadas… Mas com um empurrãozinho certo da @Beta_Blood, peguei para assistir. Cuidado com os pequenos SPOILERS.

Jigoku Shoujo é um animê episódico que acompanha a vida de várias pessoas que sofrem injustiças (ou não) e decidem se vingar de seus algozes por meio de um site, pelo qual fazem contato com Enma Ai, uma garota responsável por arrastar para o inferno todos aqueles cujo nome forem escritos em seu site. Só que esse contrato tem um peso. Quem condenar alguém ao inferno, eventualmente cairá também.

A série se divide em dois focos: O detalhamento dos casos atendidos por Enma, com todas as questões de ética e justiça que eles despertam e um arco paralelo que geralmente só começa a partir da metade da temporada, envolvendo algo com relação a própria Enma Ai e seus ajudantes. Sinceramente, achei sempre a primeira parte muito cansativa, já era lenta no começo, depois que o formato já era conhecido, chegava a ficar enfadonho. As segundas… Bem, ainda seguia mais ou menos aquele formato episódico, o que tornava tudo bem mais instigante.

Enma.Ai.full.452497

Na primeira temporada temos a investigação de Hajime Shibata, um jornalista freelancer que se interessa pelos boatos e juntamente com sua filha Tsugumi passa a investigar o passado de Enma, descobrindo como ela se tornou a Donzela do Inferno e como eles se relacionam com isso. Na segunda temos o pobre Takuma, uma vítima de injúrias adultas cuja vida só foi piorada mais e mais pelas ações de Enma, que resolve se mover a favor do menino. Nessa temporada temos também as histórias de como ela conseguiu seus ajudantes, foi muito interessante e, no geral, a melhor, na minha opinião. A terceira se trata de Yuzuki, uma menina que está destinada a ser a futura Donzela do Inferno. Para mim essa temporada foi tosca, com a adição de muitos personagens desnecessários, sem contar que o fim da segunda tinha sido mais do que suficientemente bom. Mas valeu pela visão do futuro da Tsugumi.

Na verdade, me venderam um mistério/terror e eu ganhei um dramalhão meio cansativo. Chega uma hora que já deu, a liçãozinha de moral que nem tudo é justo, pra tudo tem um preço, blá, blá, blá, já foi assimilada, e nada mais [raras excessões] emociona ou surpreende. Claro que quando acontece é foda, mas não vale 78 episódios. Acho que com duas temporadas de 24 episódios ficaria mais legal.

A arte foge um pouco do traçado padrão, há uma variação de cenários, a animação e a trilha sonora são bem executadas, convincentes. E os personagens secundários fixos (com o tempo, por que não dizer, até a própria Enma Ai) são simplesmente adoráveis.

Sem Título

Ai é uma garota bastante irritante, enquanto entidade. Ela aceita todos os pedidos, sem critérios, e nunca muda aquela expressão… Com o tempo vamos entendendo seu comportamento, seus motivos, e ela também dá uma ajudada fazendo alguns movimentos faciais. Mas fiquei bem irritada que ela só é complacente com aqueles com quem se identifica, embora muitos outros inocentes tenham um fim tão cruel quanto os “merecedores”. Essa pendência humana dela me deixou revoltada, da perspectiva da justiça de seus atos, mas também é o que a torna digna de nosso respeito como humana que foi um dia. Antes dois ou três do que nenhum.

Wanyuudo é um velhinho simpático, adorável, e o que mais reflete sobre a condição e consequências do comportamento humano atual… Fico pensando nele como a roda do destino, do tarô…

Ren é… MEU DEUS, MAIS UM PRA MINHA LISTA DE TOP ++! Sério, ele é lindo, divertido… E o que mais chega perto de se envolver com as questões humanas. Visivelmente sofre com a posição de observador do desespero alheio…

Hone Onna… No começo eu não simpatizei com ela, com todos aqueles peitos… Sua história não ficou muito esclarecida, mas tenho pra mim que ela é a mais humana dos três. Ela gosta de se entreter em atividades humanas. Gera no espectador um aconchego, sei lá, ela é legal.

Kikuri é uma pirralha insuportável que não sei de onde veio, para onde vai, nada foi explicado sobre ela. Só sei que é horripilante, em todos os sentidos.

Enma.Ai.full.970655

Jigoku Shoujo exige um pouco de paciência e gosto pela coisa, mas é muito bem feito e eu recomendo as duas primeiras temporadas.

Você encontra todas elas para baixar aqui.

3 pensamentos sobre “Jigoku Shoujo: Inocentes Invisíveis

  1. Pena eu não poder comentar muito, já que seu texto disse tudo! Não consegui encontrar razão na terceira temporada, e realmente, foi meio cansativo, mas as duas primeiras são legais, e o Wanyuudo é muito bom! As participações dele e do Ren são ótimas, e a Hone Onna eu gostei, inicialmente pelos motivos errados (boobs), mas ela é uma personagem que se envolve. Ótima review, Pss!

  2. Saudações

    Não assisti a tal anime, embora muitos o tenham recomendado para mim, Pandora.
    Só posso salientar que sua review servirá de base para o meu propósito de assisti-lo assim que possível for.

    Costumo me sentir atraído por opiniões contrárias, enmtão poderá ocorrer de eu visualizar o anime até a terceira temporada.
    Desde que o Panino falou mal de Fractale, em março de 2011(no finado Subete Animes), tenho feito isto.

    Mas a sua review está muito boa, realmente.

    Até mais!

  3. Nunca senti vontade de ver esse anime, quando vi sua review resolvi ler para saber se a minha visão do anime estava errada. Mas não estava ^^’

    Eu sempre pensei que o anime fosse um terror sobrenatural com um suspense phoda. Mas pela sua descrição é mais um drama do qualquer outra coisa. E… não consigo assistir dramas muit tensos e_e São 2 epis e já estou enjoada *apanha*

    Obrigada pelo review! ;*

Deixe um comentário

