Sakamichi no Apollon: Notas no Mel

Aê, eu voltei!! Desculpem o sumiço sem aviso prévio novamente. Menu de parceiros quase completamente atualizado (mas preciso que a @suzi_dono me passe o novo endereço dela).

Quando a Sakamichi… Hype, hype e hype. Mas a justificativa era boa e eu fiz questão de não pesquisar muito mais, para não me decepcionar.

Jazz faz slice of life ser suportável, não?

A história começa quando Kaoru Nishimi se muda novamente, por conta do trabalho do pai. Ele se sente muito desconfortável sob os olhares das pessoas, então costuma ir ao telhado para se restabelecer do mal estar. Mas o telhado da nova escola é motivo de conflito entre os valentões do lugar, e ele acaba se envolvendo com Sentarou, um jovem rebelde que é da mesma classe que ele e cuja amiga de infância é a representante de classe, Ritsuko, por quem Kaoru se apaixona.

Logo Kaoru, um pianista de música clássica talentoso, vai descobrir que o pai de Ritsuko tem uma loja de discos (acho que a história se passa nos anos 60, clima gostoso mas padrões sociais mais rígidos), na qual ele e Sentarou tocam jazz. E nisso nosso protagonista acaba caindo no mundo dos novos arranjos musicais.

Sakamichi no Apollon é um slice of life meio chique, com sua ambientalização (e arte) antiga e história girando em torno de um gênero de música menos popular… Mas se você prestar atenção, percebe que tudo não passa de uma novela. Triângulos amorosos e desencontros em meio a música.

Assisti esse animê pela melodia, e sem dúvida valeu a pena. Chegava a chorar nas cenas em que eles se reuniam para tocar, tamanha a beleza dos tons e as lembranças que tenho relacionadas a esse gênero musical. Mas quem busca um história complexa, arrebatadora, esqueça.

Os personagens são um pouco clichês, mas nada no nível do insuportável. Kaoru é um rapaz cheio de emoções e desejos fortes, o que o torna meio irritante, aparentemente egoísta e explosivo demais, ainda mais porque acompanhamos a história do seu ponto de vista, como uma narração em primeira pessoa. A vida dele também não é nenhum mar de rosas, mas ainda assim não é o que eu chamaria de carismático.

Já Sentarou raramente pisa na bola, embora viva arranjando brigas e seja um pouco lento com algumas coisas. Mas é o mais carismático, chegando até a ser bom demais para ser verdade. E essa falta de veracidade as vezes incomoda, mas ele salva boa parte da história apenas estando ali.

Ritsuko é fofa, está sempre correndo atrás do necessário, se atrapalha um pouco… Utilizá-la para basicamente o foco romântico foi um pouco de desperdício para mim.

Yurika é a garota cheia de classe, e o envolvimento dela com Sentarou foi quase uma comédia. Com um fim um pouco trágico, mas até achei bonito.

Junichiro é o cara legal, aquele para ser admirado de longe, mas tem um papel importante na vida dos colegiais. E uma história difícil por trás de suas mudanças, as pessoas podem simplesmente não agüentar o peso de suas escolhas. Mas também é alguém por quem se torcer.

Sakamichi no Apollon é um animê tecnicamente lindo, vale muito a pena para quem aprecia esse aspecto das animações. Arte, trilha, animação, tudo perfeito. Agora, pra quem como eu ouviu falar muito e muito bem desse animê, não espere um grande enredo. É um slice of life romântico, que tem seus méritos e fãs, mas nada surpreendente.

P.s: Pelo amor de Deus, quem largou Sakamichi por conta da relação do Kaoru com o Sentarou??? Cheguei pra assistir receosa de acabar virando um Nº6, MAS NÃO TEM NADA A VER!!!! Putz, não há shounen ai em Sakamichi (por sinal, história mais hétero não dava né :/), gente, só na cabeça da fujoshi, sempre. Se for só por isso, assistam!

Você encontra esse animê para baixar aqui.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Sakamichi no Apollon: Notas no Mel

  1. Hahaha.Ninguém esperava um shounen ai. (E No.6 foi meio chocante pra mim,no começo -q). O mais incrível é que assisto animês sem esperar muito . Acho que essa coisa de “criar expectativas” acaba com a experiência de sentar pra assistir alguma coisa.Btw, o meu preferido é o Kaoru,mesmo daquele jeito esquisito.
    P.S.: link atualizado do meu blog: http://suzi-dono.blogspot.com.br/

  2. Dsclp se torcia pelos dois e achei o final satisfatório e MAS É, bem coisa de fujoshi, como todos os outros animus, o povo só esquenta demais a cabeça com essas coisas XD

    Eu AMO Sakamichi, apesar de ter um irritados em (muitos) momentos, ainda é um animu bom. E o mango é lindão ❤ (mas acabam ficando equivalentes, o mango é mais dramão bom, mas o animu tem música, então…).

    Mas………. o Kaoru é chatinho; o Sen é legal, mas não merece tanta fama e amor; a Ristuko é muito infantil e demora demais pra crescer, IMO; E O JUN É AMOR ❤ Também gosto da Yurika, se não fosse por ela e pelo Jun acho que nem chegaria muito longe com Sakamichi……….. Mas a música era boa demais!

    Sakamichi no Apollon é aquele animu pra quem quer maratonar num fim de semana quando se quer apelas relaxar e curtir ❤

    PS.: O HnM fechou e estou com outro blog, então se quiser tirar da lista de parceiros….. ;___;/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s