XxX Holic: Apenas o Inevitável

Xxx Holic. Não me lembro porque decidi assistir, tendo em vista meu desprezo assumido pela CLAMP, mas suponho que as críticas ao traço e as frequentes menções a Yuuko Ichihara me fizeram buscar esse animê cheio de misticismos sábios.

Sabe Mawaru e sua tentativa de desconstrução de destino inevitável? Inverta a situação. Imagine uma história em que nada pode ser encarado como como coincidência.

É essa realidade que é jogada sobre Watanuki Kimihiro, nosso protagonista, logo no início da história. Watanuki não é exatamente um garoto de sorte, espíritos malignos o perseguem e atormentam desde que ele era criança e quem lembrou de Natsume Amor levanta a mão, e fugindo de um deles ele se refugia numa loja.

Dentro dela ele conhece a misteriosa Yuuko, uma mulher que afirma realizar desejos (sob um preço adequado, é claro) e que nada nesse mundo é coincidência, e sim destino inevitável.

Watanuki acaba por desejar nunca mais ver os tais espíritos, e como preço se torna funcionário da loja, fazendo de tudo, desde recepcionar clientes até cozinhar e limpar. Ele continua frequentando a escola, tendo lá como amigos Himawari e Doumeki, que ouvem suas histórias absurdas e por vezes lhe auxiliam.

O animê se centra no dia-a-dia de Watanuki e como ele lida com as situações dos clientes de Yuuko e o que aprende com suas esperiências. É interessante, pois apesar de ter algumas frases feitas bem cansativas, há muitos valores a serem passados, e mesmo para quem já os tem é interessante rever. Foi de lá, por exemplo, que tirei o conceito de kotodama (embora tenha sido em algum outro lugar que tenha tido contato com a palavra…).

A arte é muuuuuuito mal falada, mas na boa, para mim tá mais para mal finalizada do que para ruim. O traço é uma das melhores coisas da CLAMP e eu não vejo mal nenhum nas longas pernas e braços de xxx Holic. O problema está no acabamento, os detalhes não são notáveis, a animação deixa a desejar. Pra não dizer que eu sou completamente do contra, acho os peitos das mulheres um exagero, são proporcionais ao corpo, não à cabeça (metáforas a parte, por favor).

Como é muito episódico, Holic tem poucos personagens secundários recorrentes, a maior parte do tempo temos o pessoal da loja (Yuuko, Mokona, Maru e Moru) e os colegas de escolha do Watanuki.

Yuuko é muito bêbada circunspecta, não se sabe de onde ela veio, para onde ela vai, e como ela consegue realizar os desejos. Ela tem sempre conselhos cautelosos na manga do kimono, embora eu tenha tido a impressão de que as vezes ela induz os clientes a um desejo.

Watanuki é um cara meio exagerado demais, não gosto do foco cômico que põem nele. Exímio cozinheiro e metido a ajudar os outros, acabou tendo uma mudança meio WTF. Só se for o trauma, porque olha…

Doumeki é outro exemplo de personagem mal aproveitado… Mann, pra que forçar a barra daquele jeito, criar um clima de BL em um animê tão neutro? Desnecessário, na minha opinião. Além do mais, ele é usado como operação motivadora dos pitís do Watanuki e isso fica totalmente desconexo, além de seus monossilábicos serem levados a um extremo. Mas no geral foi o personagem cuja personalidade e atitudes mais me agradou.

Himawari está lá para ser bonitinha, e embora não tenha sido tão surpreendente, ela foi muito bem utilizada no contexto geral de Holic. Acabei gostando.

Maru, Moro e Mokona me sairam mais irritantes do que engraçados. Sério, a comédia nesse animê é muito ruim XP

Eu acho XxX Holic um ótimo animê, pois trás em si lições interessantes, com as quais se pode concordar ou não, mas é sempre bom perceber que mesmo em outra cultura, mitos e ditados sempre querem nos ajudar a constituir com segurança e correção uma postura de vida. A comédia não tem graça e o Cross-Over (que elas adoram fazer, por sinal) entre histórias da CLAMP nos OVA’s me deixou meio puta, porque considero uma forçada de barra querer juntar tudo e querer que quem esteja assistindo conheça tudo, mas ainda assim recomendo. Principalmente a segunda temporada, que tem maior desenvolvimento dos personagens centrais…

Você encontra XxX Holic para baixar aqui (primeira temporada).

Um pensamento sobre “XxX Holic: Apenas o Inevitável

  1. Não consegui terminar até hoje xxxHOLiC. Eu ADORO o mangá, mas o anime me desanima MUITO ):
    BUT ainda não descobri o porquê.
    Não gosto do Watanuki. Bom, pelo menos não até ~~CERTA PARTE~~ onde ele muda de atitude. Não sei se isso foi pro anime, ou quando foi, se foi… Mas só começo a gostar dele a partir daí. A Yuuko… é, bem, a Yuuko. Acompanhei xxxHOLiC só depois de Tsubasa, então meio que já sabia quem ela era/ de onde ela vinha antes de conhecer ela de verdade. Por isso eu ~~gosto~~ dela (na verdade tenho mais peninha do que gosto, mazenfim). VOCÊ GOSTA DA HIMAWARI MAS NÃO CURTE O DOUMEKI, COMASSIM -qqqqq
    Pra mim os dois estão na mesma, eu gosto do bromance entre o Wata-Wata e o Dou, e da amizade dos três, mas realmente acho que não são lá muito úteis (ok, até são, principalmente pela segurança do Watanuki -em todos os aspectos- mas… D:)

    Sempre ignorei Maru e Moro. Mokona é…………………………….. Mokona. A mesma coisa da Yuuko. D:

    Pra mim xxxHOLiC vale mais junto com Tsubasa (assim como acho que Tsubasa vale mais junto com xxxHOLiC), e o animu não dá espaço pra isso, então acho meio desnecessário, apesar de curtir bastante a história ):

Deixe um comentário

