CANAAN: Ação, Mutação Genética e Shoujo-Ai… E deu certo!

Seguindo a linha “animês que despertam muitas emoções” de Steins;Gate, vou falar um pouco sobre CANAAN, que também era uma Visual Novel (embora com uma proposta obviamente diferente da de SG) e se tornou um ótimo animê de ação.

CANAAN começa com a chegada dos repórters Maria Osawa e Minoru Minorikawa a Xangai, onde acontecerá um evento internacional anti-terrorismo que eles vão cobrir. Como eles chegam antes do evento, resolvem dar uma passeada pela cidade, que está colorida pelas tradicionais festas de ano novo chinesas.

Em seu maravilhamento e empolgação, a jovem se perde de seu veterano e acaba fotografando a morte suspeita de um desconhecido, sendo imediatamente abordada por homens armados. Em uma entrada tão rápida que mal conseguimos chamar de triunfal surge Canaan, uma assassina com dons sinestésicos.

A sinestesia de Canaan lhe permite transformar sentimentos em cores, sons em cheiros, assim por diante. Ela mistura seus sentidos os potencializando, e além dessa habilidade seus conhecimentos marciais e pontaria fazem dela fatal. Ela não tem amigos. No máximo tem contato com sua informante, Yuri Natsume.

Mas não é assim que as coisas funcionam entre ela e a Maria. Elas se conhecem de outros tempos (nos quais Canaan já tirava Maria de encrencas, porque aquela menina é um imã!) e são amigas. De verdade, a ponto de Canaan poder ser só uma garota perto de Maria, conversar, brincar…

É claro que no momento ela está muito ocupada caçando um grupo terrorista chamado Os Cobras, mas elas tem a pretenção de se encontrar novamente, e isso acontece muitas vezes ainda, pois o grupo tem algum interesse em raptar constantemente a fotógrafa…

CANAAN tem um roteiro interessante, cenas de ação ótimas, com muitos tiros, correrias e sangue voando. Eles se perdem em alguns momentos, porque tem muita conspiração no contexto em que a história se passa, e na tentativa de encaixar todos os personagens nela as coisas ficam um pouco vagas.

O clima shoujo-ai é fortíssimo, mas não no sentido de vulgaridade ou fanservice. Tem o sentido de relações delicadas de amizade e admiração. Ou mesmo de submissão ou de ódio (para aqueles que shippam CanaanxAlphard). O que acontece entre a Maria e a Canaan poderia ser comparado, com algumas ressalvas, ao que acontece com o Shion e o Nezumi de Nº 6. A sensação que passa é a mesma, algo como: Owwwwwwn… Tá, parei.

A animação é boa nas cenas de ação e mediana nas cenas “normais”, mas acho que está bom para a proposta do animê. Não me lembro muito bem da trilha sonora, mas a abertura, Mind as Judgment, traz um clima meio videogame com uma animação rápida apresentando os personagens e uma letra que combina muito com os sentimentos de alguns personagens.

Quanto a eles, vamos a minha já conhecida análise cheia de Spoilers.

Canaan é uma boa protagonista, pois apesar de seus dilemas e passado complicado, não perde muito tempo choramingando ou procurando vingança. Claro, se Alphard está lá, ela não não deixa passar a oportunidade, mas sabe que tem obrigações prioritárias. Ela se relaciona com os outros de forma normal, o que raramente se vê em protagonistas com poderes especiais ou passado conturbado. E ela é muito boa no que faz, suas lutas são realmente emocionantes.

Maria é muito feliz. Sério, muito. E apesar dela ser uma peça importante no animê, e sua relação com Canaan ser linda, eu a considerou uma personagem inútil. Sério, ela não precisava saber lutar nem nada assim, mas podia se esforçar um pouco para não ficar sozinha em lugares estranhos, não dar muita bandeira ou seguir pessoas desconhecidas, porque ser raptada de 5 em 5 minutos é demais! Aí depois fica choramingando que não queria ser um peso pra Canaan ¬¬’

Alphard é linda, poderosa, sabe comandar e tem a cabeça no lugar. A não ser quando o assunto é o passado. A impressão que eu tive foi que ela não se perdoava por estar viva, e direcionava essa destrutividade para Canaan e para o mundo, com seus atentados e tentativas de assassinato. Assim como Canaan é uma boa protagonista, Alphard me pareceu uma boa vilã. Ela tem uma estrutura psíquica que exclarece suas ações, não é megalomaníaca nem se acha super-poderosa.

Siam é o mestre delas, e em momento algum as jogou uma contra a outra. Não alíviava para nenhuma delas também. A diferença é que Canaan aprendeu a lidar com isso, e Alphard carregou contra a própria vontade o peso de sua vida em conjunto.

Mino-san foi mal utilizado, na minha opinião. Gosto dele como personagem, mas como foco cômico fica tosco e o descaracteriza. Por falar em foco cômico, teve alguma coisa mais sem graça que a Yun Yun? Acho que não. CANAAN é falho em todos os focos de comédia.

Liang Qi me assustou. Sério, não consigo me lembrar de quantos personagens insanos assim eu já vi, mas garanto que não foram muitos. Ainda mais esse tipo de insanidade amorosa que me aterroriza mais do que qualquer outro tipo. Eu nem a considerei uma personagem para fanservice porque mesmo que ela aparecesse só de lingerie, alguém se sentiu atraido por aquilo?!?

Na linha “atraido por aquilo” temos Cummings, um personagem interessante, inteligente e calmo para um terrorista… Mas apaixonado por Liang (prova de que amor não se explica). Pelo menos sobreviveu pra contar a história. Ainda acho que ele é masoquista.

Para encerrar, o casal que me fez lacrimejar com um animê de ação: Santana e Hakko. Não entendi direito a relação de Santana com as experiências realizadas na vila, mas ele se sentia culpado pelo que aconteceu lá e ainda acabou se apaixonando por uma Borner. Hakko por sua vez deu um azar danado, e as situações pelas quais passou e a forma que foi obrigada a passar sua vida foram realmente terríveis, e a morte de Santana é o ápice da tragédia que se tornou a vida da moça. A cena em que ela finalmente diz que o ama foi linda. Tudo bem, a morte dela naquele lance meio necrófilo foi tensa, mas humanamente compreensível.

E eu que não gostava nem quando o mocinho beijava a mocinha morta na Sessão da Tarde…

Fim da parte com Spoilers

Eu recomendo CANAAN, por ter ótimas lutas e por, no final, a solução encontrada para a disputa entre Alphard e Canaan ter sido válida e representativa, assim como a exposição de fotos em preto e branco da Maria. CANAAN é um animê de ação, mas tem simbologias e uma profundidade de personagens inesperadas por trás de um enredo conspiracionista de um animê deste gênero.

Uma curiosidade é que CANAAN é do mesmo estúdio de Kara no Kyoukai, como se pode perceber pela movimentação semelhante de Canaan e Shiki nas cenas de luta.

3 pensamentos sobre “CANAAN: Ação, Mutação Genética e Shoujo-Ai… E deu certo!

  1. Eu amo CANAAN. Acho que foi o primeiro anime que acompanhei semanalmente, além de ser o primeiro (e único) ~shoujo-ai~.

    A MARIA É UM AMOR. Eu sei que ela é meio bobinha e com certeza era um ímã pra problemas, ainda sim eu gostava muito dela. E a relação das duas era AWNNNNNN~~

    Eu sinceramente não lembro muito dos outros personagens. Tem a garota irritante que eu odiava, o cara que andava com ela (?) e a Alphard. Eu não gostava da Alphard. Sei que se assistisse agora de novo iria gostar muito mais dela (gosto desse tipo de personagens), mas eu não gostava na época D:

    E realmente, nossa, parece mesmo com a relação Nezumi/Shion. Só que se formos contar pela aparência, o ~casal~ mais parecido dai seria Alphard/Canaan e não Canaan/Maria XD (está na moda pessoas com cabelo branco terem um clima romântico com pessoas com cabelo azul e esse corte? qqq)

  2. Eu sei que vc gosta, foi vc q me indicou -qqq

    Pois é, como eu já tinha falado de Nº6, achei melhor mencionar que a Alphard era a gêmea perdida do Nezumi só no post do próprio… Mas comparar Canaan e Shion só pela cor do cabelo mesmo… A não ser que você esteja contando o modo Berseck q ele entra qndo acontece alguma coisa com o Nezumi XP

Deixe um comentário

